O Governo Metropolitano de Tóquio inaugurou esse mês um call center gratuito para ajudar visitantes estrangeiros a melhorar sua comunicação com empresas e outras organizações. A central funciona 24 horas e oferece serviços de tradução em inglês, chinês e coreano.
O sistema também fornece informações sobre eventos turísticos e como utilizar o transporte público. Além disso, você pode pedir por um serviço de intérprete para auxiliá-lo em lojas e restaurantes.
Os turistas também podem enviar imagens de revistas e placas por e-mail para que o texto seja traduzido em uma das 3 línguas.
Uma pesquisa feita em 2017 revelou que a maior dificuldade que o turista estrangeiro tem no país é em relação ao idioma. Cerca de 26% apontaram ter problemas ao se comunicar com atendentes de serviços, enquanto 22% indicou ter problemas em entender sinalizações e mapas em japonês. Outras reclamações incluíram a falta de Wi-Fi gratuito na cidade e a complexidade do sistema de transporte público.
O número de visitantes estrangeiros em Tóquio mais do que dobrou em 2015, e a tendência mostra um crescimento nesse setor.
Desde o anúncio de que Japão seria a sede das Olimpíadas de 2020, o país tem se esforçado para criar um ambiente amigável para os estrangeiros, focando na padronização de símbolos e placas, e na tradução de informações para outras línguas, principalmente o inglês.