Já te questionaram sobre seu vício em ler Mangás? Então, quando vierem com a conversa de que não serve para nada, é sempre bom lembrar do quanto essa leitura melhora sua capacidade de escrever. Sim! A leitura, seja ela qual for, vai te ajudar a escrever melhor e ter um desempenho superior, seja no trabalho ou na faculdade. 

Isso acontece porque a imaginação é estimulada, bem como novas formas de diálogo e até mesmo, de narrativa. Isso sem contar a composição visual, que ajuda a abrir a mente para novos padrões, ajudando desde a escrita de um referencial para a faculdade, também como fazer um portfólio para faculdade. Entenda o porquê disso e como utilizar essa habilidade para outras áreas da sua vida. 

Leitura, criatividade e conexões neurais

Seja para deixar seu portfólio acadêmico pronto, elaborar a estrutura de um modelo qualquer, criar uma sequência lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão de um raciocínio ou outras tarefas bem comuns do cotidiano, você precisa de criatividade. Ela se estabelece a partir dos inputs gerados pelos diversos conteúdos consumidos, discussões e vivências, entre eles, a leitura de Mangás.

Inclusive, existem diversos exemplos de portfólios que te fazem criar uma grande expectativa desde a capa, como nos Mangás, levando a mente a montar diversos cenários de possibilidades do que pode ser encontrado em seu interior. Isso é extremamente benéfico e só é possível por causa das conexões criadas em sua rede neural. 

Isso acontece por causa de um sistema natural que leva à geração de conexões neurais, acelerando a habilidade de resolver problemas e encontrar novos olhares para situações complexas, com base nos seus inputs. Quanto mais estímulos diferentes você der ao seu cérebro, melhores serão os seus resultados na vida. 

Mangá, cenários e repertório

Vamos voltar ao exemplo de portfólio escolar ou portfólio de uma disciplina. Muito além de saber as regras da ABNT ou a estrutura adequada, você precisa ter o conteúdo dele já pronto, o que requer um bom tempo investido em produção. Porém, para não ficar outro projeto do tipo ‘mais do mesmo’, é importante que tenha uma autenticidade que indique a sua digital nele. 

Para que isso aconteça, você deve usar seus talentos criativos, oriundos de muita exploração de cenários, contextos históricos, conhecimento de distopias e cenários pós apocalípticos, bem como de narrativas, mostrando seus trabalhos através da poderosa técnica de storytelling. E, como você já sabe, para criar o novo, deve-se usar o melhor de vários mundos, elevando o padrão.

Você pode observar isso nos próprios Mangás, na escola, universidade ou até no meio profissional, seja uma redação de autoavaliação em processo seletivo, ou em uma palestra para um auditório repleto. Ler mangás é criar repertório, se aprofundar em diversos cenários e possibilidades, deixando assim a sua mente apta a criar com mais qualidade, rapidez e autenticidade.

Então, quando te disserem que você está perdendo tempo lendo (ou relendo) suas melhores coleções,  compartilhe esse artigo e mostre que, ao contrário de quem se limita a consumir conteúdos enlatados e padronizados pelas mídias de massa, você bebe de diversas fontes e se nutre com os mais diversos inputs, que certamente já mostram e vão mostrar cada vez mais, o seu valor.