Mangás, animes e a psicologia | 3º volume ganha data de lançamento

Anúncio

Não é novidade que a cultura asiática tem ocupado lugar nas mais diversas esferas nos dias de hoje, inclusive no âmbito acadêmico. Animes, games, K-pop, mangás… Tudo isso tem virado pauta para discussão, levantando ideias e incentivando a reflexão acerca de questões mais profundas presentes nesse tipo de conteúdo.

Pensando nisso, Ivelise Fortim, doutora em Psicologia pela PUC – SP, deu início ao trabalho Mangás, animes e a psicologia, mesclando seu interesse pessoal e seu campo de pesquisa. O projeto foi iniciado em 2017, quando o primeiro volume foi publicado. Até agora, já foram lançadas duas obras teóricas que discutem e analisam sagas queridas pelo público que aprecia e consome esse tipo de conteúdo, que é principalmente de origem japonesa.

Em seu segundo volume publicado, Fortim convida Cristiana Rohrs Lembo, mestre em Psicologia Clínica pela PUC – SP, para a discussão. A obra busca demonstrar, através de análises à luz de teorias da psicologia – em especial os campos de psicologia analítica, comportamental e social -, a maneira como mangás e animes deixam de ser apenas histórias emocionantes, tornando-se ferramentas que revelam conflitos e desenvolvimentos psicológicos e culturais.

mangas anime psicologia
Imagem Divulgação

Mais sobre Mangás, animes e a psicologia 3 

Ivelise Fortim contou com a colaboração de vários outros autores para o desenvolvimento do terceiro volume de sua obra. Acompanhada de Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic, ela usa Ghost in the Shell como base para escrever sobre memórias e outros fatores que constroem o que entendemos como identidade humana.

Estudos sobre luto e seus impactos na vida de uma pessoa também foram elaborados, dessa vez com a ajuda do anime Tengen Toppa Gurren Lagann e do autor Marcos Daniel Grassmann Polcino, que discorre sobre a relatividade dos traumas e resiliência nos personagens.

O anime Samurai X também foi objeto de estudo. Amanda Rolim e Rafael Augusto Montassier escrevem, a partir de diferentes pontos de vista, sobre o simbolismo da espada. O leitor também encontrará capítulos sobre o aclamado Fullmetal Alchemist, que têm como tema os dois irmãos que protagonizam a história. 

Anúncio

Para quem gosta de clássicos, há um capítulo onde a obra de Osamu Tezuka, que traz ideias de Crime e castigo (Dostoiévski), é analisada por Jefferson Luiz Pereira e Antonio Carlos dos Santos Gomes, explorando questões de ética e moral por meio da psicologia analítica.

Ao longo da discussão, o leitor também encontrará capítulos sobre Meu amigo Totoro, que visita os medos e descobertas da infância; Puella Magi Madoka Magica, sobre a imagem das bruxas, do lobo e do sacrifício. Além destes, existem páginas sobre Koe no Katachi, Yuri!!! on Ice, Kakegurui e análises sobre romances yaoi. 

Na extensa lista de colaboradores estão nomes como: Cristiana Rohrs Lembo, Roxane Pirro, Ana Bárbara N. Mello, Anne Aguemi, Louise de França Monteiro, Victor Sancassani, Julia Motta Vale, Maria Julia Bengel e Julio Cesar Santos Araujo. Todos os autores estão ou estiveram vinculados à PUC – SP, universidade onde Fortim atua como professora atualmente.

A proposta da série de livros é provocar reflexões acerca desses materiais (animes e mangás) por meio de novos olhares e análises. Desta maneira, é possível informar, inspirar e revelar facetas mais profundas sobre o fantástico mundo por trás dessas histórias interessantes que fazem parte do dia-a-dia de tantos brasileiros.  

mangas anime psicologia

O lançamento do terceiro volume da série de livros ocorrerá de maneira virtual e presencial nos dias 28 de setembro e 1 de outubro, respectivamente. Você poderá acompanhar a transmissão de estreia através do canal no Youtube da Homo Ludens Brasil.

Anúncio