Goku Day | O dia oficial do herói de Dragon Ball

Goku Day Dragon Ball
Imagem Divulgação

Você sabia que o 9 de maio é oficialmente o Goku Day no Japão? Então, senta que lá vem história!

A data foi oficializada em 18 de abril de 2015 pela Japan Anniversary Association, desde então o dia 9 de maio é conhecido como o dia do Goku. A homenagem foi um pedido especial da Toei Animation para oficializar a data como dia do herói japonês. O motivo? A pronúncia dos algarismos 5 e 9 formam um trocadilho com o nome do protagonista de Dragon Ball, já que em japonês o número 5 se pronuncia ‘Go’ enquanto o número 9 se pronuncia ‘kyu/ku’.

O trocadilho parecido acontece em Star Wars, pois a frase dita por Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker, no Episódio IV, “May the force be with you”, brinca com o que se tornaria no futuro o dia internacional da franquia, o May 4th (4 de maio).

A Warner Channel fez a sua homenagem ao herói com uma maratona de 12 horas seguidas de Dragon Ball Kai, uma remasterização mais resumida de Dragon Ball Z, e Dragon Ball Super, sequência da história após o arco de Majin Boo.

Mais sobre Dragon Ball

Uma franquia de mídia japonesa criada por Akira Toriyama. Originalmente iniciada com uma série de mangá que foi escrita e ilustrada por Toriyama, teve os seus capítulos serializados na revista Weekly Shonen Jump de 1984 a 1995, com 519 capítulos compilados em 42 volumes e publicados pela editora Shueisha. Dragon Ball foi inicialmente inspirado pelo clássico romance chinês Jornada ao Oeste. A série segue as aventuras do protagonista, Son Goku, desde sua infância até a idade adulta enquanto ele treina artes marciais e explora o mundo em busca de sete esferas conhecidas como as Esferas do Dragão, que convocam um dragão que concede um desejo quando reunidas. Ao longo de sua jornada, Goku faz vários amigos e luta contra uma grande variedade de vilões, muitos dos quais também procuram as Esferas do Dragão.

O mangá Dragon Ball foi adaptado em duas séries de anime pela Toei Animation, intituladas Dragon Ball e Dragon Ball Z, que foram transmitidas no Japão de 1986 a 1996. Além disso, o estúdio desenvolveu 20 longas-metragens animadas e três especiais de televisão, assim como duas séries de anime, intituladas Dragon Ball GT (1996–1997) e Dragon Ball Super (2015–2018). De 2009 a 2015, uma versão remake e acelerada de Dragon Ball Z foi exibida no Japão sob o título Dragon Ball Kai.

Várias empresas desenvolveram diversas adaptações da série de mangá, tornando-a uma grande e popular franquia de mídia que inclui filmes animados e em live-action, jogos de cartas colecionáveis, inúmeras figuras de ação, além de coleções de trilhas sonoras e um grande número de jogos eletrônicos. A partir de novembro de 2014, a franquia gerou $5 bilhões em mercadorias, tornando Dragon Ball uma das franquias de mídia baseadas em mangá mais comercializadas de todos os tempos.

Desde o seu lançamento tornou-se uma das séries de mangá e anime mais bem sucedidas de todos os tempos. Os 42 volumes do mangá já venderam 240 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a terceira série de mangá mais vendida da história.

Os críticos elogiaram a arte, os personagens e o humor da história. É amplamente considerado como uma das maiores séries de mangás já feitas, com muitos mangakás citando Dragon Ball como uma fonte de inspiração para suas obras. Os animes, especialmente Dragon Ball Z, também são altamente populares em vários países e foram indiscutivelmente uns dos mais influentes em impulsionar a popularidade da animação japonesa na cultura ocidental.

Para finalizar, fiquem com as aberturas nostálgica de Dragon Ball Z, na versão em português, que eu sei que fez parte da da infância da grande maioria de vocês.