Eu, Lixeiro | HQ é anunciada pela Darkside Books

A história de Eu, Lixeiro acontece principalmente na primeira etapa da coleta de lixo.  Nessa graphic novel acompanhamos a saga urbana de três jovens na casa dos vinte anos que  percorrem uma cidade do interior de Ohio pendurados num caminhão de lixo, retirando  pilhas e mais pilhas de descartes fétidos e pesados. Em sua rotina desafiadora e exaustiva,  os lixeiros precisam lidar com as picuinhas de burocratas municipais, moradores bizarros  e inconvenientes, o calor sufocante do verão e as tempestades de inverno, e, acima de tudo,  com situações extremamente nojentas. 

O autor Derf Backderf já é conhecido dos darksiders por outra obra autobiográfica, ainda  que de teor completamente diferente desta. Meu Amigo Dahmer inaugurou o selo DarkSide®  Graphic Novel em 2017 e apresentou a convivência do autor com o jovem Jeffrey Dahmer  ainda no colégio. Eu, Lixeiro, por sua vez, embora seja uma obra ficcional, é inspirada nas  próprias experiências de Derf como lixeiro, após ter terminado o colégio, e anteriores à sua  aclamada carreira de quadrinista. 

Antes da graphic novel, Backderf havia feito histórias mais curtas baseadas na marcante  experiência. Como afirma no prefácio: “Fiz uma história em 2010, depois mais um capítulo  em 2011. Mas, enquanto trabalhava na narrativa, ficou evidente que não devia ser outro  livro de memórias. Desloquei a trama para os dias atuais e transformei em ficção. […] O  álbum se baseia nas minhas experiências, mas em nenhum personagem ou localidade real”.

No entanto, intercaladas à história dos lixeiros, temos muitos momentos de não ficção que  detalham o que é nosso lixo e para onde ele vai, além de aprendermos a história do lixo,  a estrutura de um aterro, a evolução dos caminhões que transportam os resíduos, quanto  lixo produzimos, entre outras informações bastante curiosas, pertinentes e reveladoras.  A edição da DarkSide® Books conta ainda com um Posfácio da engenheira sanitária e  ambiental Marina Seelig Falcão, que atualiza os números sobre a produção de resíduos nos  Estados Unidos e compara com a realidade brasileira.  

Suba no caminhão de lixo chamado Betty e viaje com Backderf em uma jornada pelo vasto  e secreto mundo do lixo. Eu, Lixeiro é uma história que desperta muitos sentimentos, um  relato mordaz, divertido, sensível e por vezes até repugnante. Uma realidade vista pelos  olhos da arte, capaz de nos arrancar lágrimas e risos com a mesma intensidade. 

Eu-Lixeiro
Capa Divulgação

Ficha Técnica 

Título | Eu, Lixeiro
Autor | Derf Backderf
Tradutor | Érico Assis
Editora | DarkSide®
Editora | DarkSide® Graphic Novel
Edição | 1a
Idioma | Português
Especificações | 16 x 23 cm, 256 páginas, capa dura
ISBN | 978-65-5598-124-7

COMPRE AGORA

Complete sua coleção de caveiras em 24h com 24% de desconto na compra dos quadrinhos em pré-venda e nos livros da seleção DarkSide Graphic Novel *. O mês especial de Halloween repleto de mimos começa agora. Viva a experiência Dark! Promo válida por 24 horas para todos os quadrinhos em pré-venda e para todo o catálogo de HQ’s, até 10h do dia 15.09.2021.


Derf Backderf vendeu seu primeiro cartum, um retrato nu de sua professora da sexta série, por  dois dólares a um colega de classe que o utilizou para propósitos indescritíveis. Hoje ele é um dos  mais lidos criadores de quadrinhos independentes. O artista e escritor, que trabalha em um estúdio  não aquecido no sótão de sua casa em Cleveland, cresceu em uma pequena cidade rural em Ohio,  experiência que inspirou suas graphic novels Eu, Lixeiro, Punk Rock & Trailer Parks e o bestseller internacional Meu Amigo Dahmer (DarkSide® Books, 2017), que lhe rendeu um prêmio no  Festival de Angoulême, França, em 2014, e foi adaptado para o cinema em 2017 pelo diretor Marc  Meyers.