a caminho da lua
Anúncio

A animação original da Netflix em parceria com a produtora chinesa Pearl Studio, A Caminho da Lua estreou na última sexta (23/10) e para promover o filme aqui no Brasil, escolheram ninguém menos que a cantora Priscilla Alcântara para cantar a música original do filme em português Vou Voar (Eu até colocaria a música aqui na matéria, mas eu não quero promover essa loucura). Você pode estar se perguntando “tá, mas qual é o problema?” O problema é que a animação traz uma história chinesa baseada numa lenda chinesa e os responsáveis pela divulgação do filme aqui no Brasil realmente acharam uma boa ideia colocar uma pessoa branca (latina, mas branca) para fazer a promoção do filme? Sério?

Não conseguiram achar uma única pessoa amarela no Brasil que cantasse bem o suficiente para gravar a música? Nem umazinha? Se você acha que eu estou exagerando só tenta imaginar se a Marvel tivesse escolhido um cantor branco para promover uma música inédita do filme Pantera Negra aqui no Brasil, faria sentido? Então porque essa mesma situação é aceitável para o público amarelo? A resposta é: NÃO É ACEITÁVEL! A escolha de uma pessoa completamente alheia ao povo e cultura do filme é um claro apagamento do povo chinês e um ato de discriminação.

A música original em inglês Rocket to the Moon (ouça abaixo) é cantada pela atriz novata Cathy Ang que é chinesa-filipina, ela também participou da dublagem original dando voz a protagonista Fei Fei, a dublagem em inglês conta também com os atores asiáticos Phillipa Soo, Robert G. Chiu, Ken Jeong, John Cho, Ruthie Ann Miles, Margaret Cho, Kimiko Glenn, Artt Butler e Sandra Oh. Sabendo que não houve uma única propaganda em cima da dublagem brasileira podemos supor que também não há muita representatividade nos atores escolhidos.

Infelizmente coisas assim já aconteceram diversas vezes, um outro exemplo recente foi a divulgação do novo live-action de Mulan que trouxe a cantora americana Christina Aguilera na divulgação internacional e a cantora Cláudia Leitte para a  promoção do filme no Brasil. Apesar dessa escolha preconceituosa na trilha sonora em português, não deixe de assistir A Caminho da Lua, que faz uma releitura da lenda chinesa da Deusa da Lua. Assista o trailer do filme:

“Determinada a comprovar a existência de uma deusa, a jovem Fei Fei decide usar todo seu conhecimento em ciência para embarcar em uma incrível missão: construir um foguete e ir até a Lua! “