Anúncio

Particularmente, sou apaixonada pelo mar e tenho grande interesse em baleias e abissais. Quando vi Deep Sea Aquarium MagMell em uma editora francesa, eu soube imediatamente que deveria lê-lo. Amo o mar e mangás, então não poderia dar errado. E eu não me arrependi!

Com desenhos e história de Kiyomi Sugishita, este mangá foi lançado em 2017 pela Go Go Bunch. A obra é um slice of life com uma arte muito bonita que fala das relações humanas e com os animais.

História

Deep Sea Aquarium MagMell conta a história de um jovem chamado Kotaro Tenjo, que sonha desde criança em trabalhar com as fascinantes criaturas abissais, que são os animais marinhos que vivem na parte mais profunda do mar. Ele trabalha como um simples faxineiro no MagMell, um aquário único que fica 200 metros abaixo da superfície.

Kotaro ama o mundo marinho, principalmente os abissais, uma paixão ele herdou do seu pai misterioso e que ele consegue transmitir para as outras pessoas que visitam e trabalham no aquário. Ao longo do mangá acompanhamos sua jornada pelo conhecimento e sua evolução como pessoa junto de outros personagens cativantes que são apresentados ao longo do caminho.

Cada capítulo aborda um animal marinho diferente e, ao final de cada um, é fornecida uma breve explicação sobre ele. O mangá também mostra de forma comovente a interação das pessoas com os peixes da escuridão do mar. Além disso, a obra mescla muito bem o animal apresentado no capítulo com a história de algum personagem ou situação.

Arte

Eu gostei bastante da arte, juntando técnicas de mangá com ilustração científica nos animais. O ponto forte dos traços são claramente os animais marinhos e todo o ambiente aquático, incluindo sua vegetação. Além disso, as capas e páginas coloridas do mangá são belíssimas. Um trabalho primoroso que causa inveja aos desenhistas de peixes na faculdade de biologia marinha.

Anúncio

Existe algum aquário como o MagMell?

Apesar do primeiro volume do mangá dizer onde fica o tal aquário, infelizmente ele não existe. Até o momento não é possível ter um aquário desse porte por diversos motivos, como temperatura e pressão da água, luz e, claro, dinheiro. Porém, existem alguns poucos aquários que tiveram sucesso em exibir alguns seres abissais, como o Okinawa Churaumi Aquarium, o Monterey Bay Aquarium (Califórnia), o Numazu Deep Sea Aquarium (Shizuoka) e o Enoshima Aquarium.

Conclusão

Como Amanchu!, Deep Sea Aquarium MagMell é um mangá que celebra o amor pelo mar, além das criaturas marinhas, onde o autor parece querer fazer o leitor também se apaixonar pelo azul e misterioso oceano que é repleto de uma fauna e flora fantásticas. Recomendo muito a leitura, especialmente para aqueles que amam o tema.

Anúncio