Mafê
    Mafê
    Futura jornalista em busca de conhecimento, inspirada pelo sapiente ET Bilu. Grande fã de musicais, incluindo absolutamente todos os filmes da Barbie. DCnauta convicta e determinada a entender os conceitos dos álbuns do BTS. Nas horas vagas, tenta tocar aberturas de anime no piano.

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    Como foi feita a trilha sonora em Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

    Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão será lançado em 11 de junho de 2021 para Playstation 5. Desenvolvido pela Insomniac Games e distribuído pela Sony Interactive, a saga vem conquistando corações desde o Playstation 2.

    Um dos aspectos mais aguardados do próximo jogo, além dos gráficos atualizados pela primeira vez para a nova geração e a gameplay notoriamente divertida típica da série, é – com toda certeza – a trilha sonora.

    Com a participação do produtor musical Scott Hanau e do compositor Mark Mothersbaugh – conhecido pela participação na composição de diversas trilhas de filmes como: Uma Aventura LEGO, Thor: Ragnarok e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas – a música do novo jogo buscava algo que pudesse ser leve e épico, além de surpreendente; e Mark já havia provado ser capaz de assumir um projeto com essas características.

    Os contrates da trilha de Ratchet & Clank são perceptíveis em sua composição, misturando orquestrações completas com elementos eletrônicos. O inesperado também era um ponto essencial, portanto, guitarras, conchas, teremim (aquele instrumento eletrônico com duas antenas e que emite sons através de osciladores de frequência, tocado sem o contato com o músico).

    Entre as dificuldades enfrentadas pela equipe estava a pandemia da Covid-19, que obrigou os compositores a reinventarem as formas de trabalho.

    Outro objetivo seria criar temas marcantes, que não estavam presentes em títulos anteriores da franquia. Em jogos é comum que cada personagem possua seu próprio tema, compostos por uma melodia própria, que não só marca uma música específica aos personagens, mas também ajuda a contar a história através da melodia. Um exemplo são os chamados leitmotifs, que são temas associados a um personagem, emoção ou situação específica em uma narrativa e ajudam a contar a história através desse jogo de associações entre roteiro e música.

    Esse tipo de ferramenta para desenvolver a narrativa foi observado pela primeira vez na ópera O Navio Fantasma, de Richard Wagner (mas esse exemplo não tem graça). Outros exemplos mais conhecidos que ilustram a importância do uso de temas, motivos e leitmotifs estão em algumas das obras mais icônicas do cinema como: A Marcha Imperial e o Darth Vader e o tema dos Vingadores. Nos games, uma compositora que utiliza muito dessa técnica é Yoko Shimomura – em Kingdom Hearts. Portanto, os compositores de Ratchet & Clank acharam importante construir essa “identidade” musical, com novos temas para personagens.

    Ouça a trilha abaixo:

    Lembrando que Ratchet & Clank: Uma nova dimensão será lançado no dia 11 de junho para Playstation 5. Confira o trailer abaixo:

     

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    Futura jornalista em busca de conhecimento, inspirada pelo sapiente ET Bilu. Grande fã de musicais, incluindo absolutamente todos os filmes da Barbie. DCnauta convicta e determinada a entender os conceitos dos álbuns do BTS. Nas horas vagas, tenta tocar aberturas de anime no piano.

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