Anúncio

Numa pequena cidade pacata do interior, temos Akebi, uma menina reluzente de ansiedade em finalmente poder realizar seu sonho: usar um uniforme colegial de marinheira. Akebi’s Sailor Uniform é daqueles animes que mais uma vez nos espantam pela proeza de, do nada, algo tirar.

Como que foi possível de uma premissa tão simples arranjar uma temporada inteira de episódios a ser produzida? Bom, é dessa confusão de quem ficou acostumado a muita ação e aventuras épicas que minha diversão também é feita. Primeiro candidato ao Troféu Feijoada 2022, vimos que nada acontece nos primeiros momentos de Akebi-chan, mas isso não impediu ninguém de ficar absorto na beleza estonteante dessa produção.

SONHO DE MENINA

Akebi viveu sua infância numa área remotamente rural, sozinha na escola, onde era a única estudante de sua turma; situação comum para esses lugares longe das grandes cidades. Nada disso impediu que ela crescesse sorridente, energética e cheia de vida, morando numa casa pacata, com uma mãe gentil, um pai diligente e uma pequenina irmã.

Nesses dias cheios de tranquilidade, um comercial de televisão lhe chama a atenção. Sua idol favorita aparece descendo uma ladeira, vestida de colegial, daqueles uniformes ao estilo marinheira. Os olhos de Akebi brilham como nunca diante da visão e, ao notar que a roupa é parecida, para não dizer idêntica, a que sua mãe usava quando estudava no colegial, seu sonho fica decidido: a menina deseja entrar para o Colégio Roubai para usar o mesmo uniforme de sua mãe.

akebi’s sailor uniform
Imagem Divulgação

E assim passam os anos do ensino fundamental; sua mãe costura o uniforme do zero, com imenso carinho. Akebi se mata de estudar, com a mesma intensidade do desejo de realizar seu sonho. A formatura chega, sua nova vida no ensino médio chega, ela consegue entrar na Roubai, mas… para seu constrangimento, as coisas mudaram desde que a mãe da Akebi se formou.

ARES NOVOS NA ESCOLA

Akebi descobre no dia da cerimônia de abertura do ano letivo que os uniformes mudaram. O uniforme de marinheira deu lugar às jaquetas negras. Sendo a única diferente de todas, Akebi permanece constrangida até o final daquele momento. Mas tudo é resolvido numa conversa com a direção, que se desculpa pela falta de aviso e se comove em ver uma ex-aluna fazendo à mão um uniforme para sua filha.

Anúncio

Uma vez que todos os uniformes são ou já foram parte do código de vestimenta da escola, a diretora abre uma exceção e permite que Akebi use o uniforme de marinheira. E é assim que uma nova estrela brilha no Colégio Roubai.

akebi’s sailor uniform
Imagem Divulgação

Akebi-chan é uma dessas histórias que te fazem repensar até mesmo o que significa uma história do gênero shoujo. Até então era fácil e até natural assumir que shoujo = romance, pronto e acabou. Mas nesse anime vemos o universo feminino numa perspectiva tão única (e eu diria até rara, uma vez que a própria ideia de “feminino” agoniza acamada dia após dia), temos nesse anime uma paisagem de aspirações, de sonhos e de descobertas no dia a dia de uma menina brilhante como as estrelas, de forma tão espontânea que beira o constrangedor.

Constrangedor, porque é difícil acreditar que existam pessoas tão espontaneamente irradiantes e alegres como Akebi, mas esse anime dá um tapinha na cara e nos lembra que nem tudo precisa ser tão soturno assim. Pessoas felizes existem. Pessoas que espalham alegria por onde quer que passem existem. Aprendamos com elas pois.

akebi’s sailor uniform
Imagem Divulgação

ANIMADOS SIM, CAUTELOSOS SEMPRE

Apesar da enorme preocupação em volta do fato de que a produção desse anime extremamente bem feito está nas mãos da Clover Works, que nos deu recentemente algumas decepções que começaram como animações promissoras (pois é Wonder Egg Priority e Promised Neverland, olho para vocês), não dá para permanecer apático a Akebi-chan, principalmente a partir do terceiro episódio. O jeito é caminhar com um pé no hype e outro pé resguardado porque nunca se sabe. Mas até o momento, é uma escolha obrigatória para esta temporada.

akebi’s sailor uniform
Imagem Divulgação

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL

Anúncio