Cada país tem uma legislação diferente que reflete a cultura da região, comportamentos sociais e problemas específicos locais. O Japão é um país muito conhecido por suas regras exageradas e cumprimento rigoroso das leis. Porém, nem só de ordem vive o ser humano, o caos está presente até mesmo no aparentemente perfeito Japão.

Aqui, você verá 10 leis japonesas estranhas que vão desde problemas com o correio e colocar o lixo para fora até dançar.

1 Nada de clones

10-leis-japonesas-estranhas
Imagem Divulgação: Unsplash

Essa é uma lei estranha, mas que realmente existe na Constituição Japonesa desde 2000, logo depois do famoso clone da ovelha Dolly em 1996. A lei foi criada pela técnica ser encarada por muitos como imoral e antiética, bem como evitar que cientistas se aventurem na área de clonagem humana.

Punição: 10 anos de prisão ou multa de 10 milhões de ienes (cerca de 447 mil reais).

2 Caixas de correspondência e sorvete não combinam

10-leis-japonesas-estranhas sorvete
Imagem Divulgação. Via Deviantart: Jack1set2

É proibido colocar sorvete em caixas de correspondência. Na verdade, o Artigo 78 da Lei Postal protege quaisquer danos à correspondência, mas ela foi aprovada depois de um carteiro colocar um sorvete de chocolate dentro de uma caixa de correspondência em Saitama, em 2006. O coitado só estava fazendo seu trabalho de entregar o que pediram e acabou preso.

Punição: até 5 anos de prisão ou multa de 500 mil ienes (cerca de 22 mil reais).

3 Os motoristas não podem molhar os pedestres com água da chuva

10-leis-japonesas-estranhas-
Imagem Divulgação: Unsplash

Muitos pedestres conseguem se identificar com essa. Este é um dos destinos mais temidos quando se anda pela rua em um dia de chuva. Sim, é proibido qualquer motorista molhar você enquanto passa por poças de água na rua por conta da chuva. Para evitar isso, a lei exige que os veículos tenham paralamas ou dirijam mais devagar quando está chovendo.

Punição: 7 mil ienes (cerca de 300 reais).

4 Lixo tem hora certa

10-leis-japonesas-estranhas-horario-de-lixo
Imagem Divulgação: IStockPhoto

Levar o lixo para fora no Japão não é uma tarefa simples. Além de dias diferentes para diferentes tipos de lixo e usar sacos e amarrações específicas, também é preciso seguir os horários à risca. Se o seu lixeiro passa às 8h da manhã de uma segunda-feira, por exemplo, você não pode colocar o lixo no local designado na noite anterior ou com muita antecedência. Isso porque o Japão tem guaxinins e corvos que podem rasgar o lixo e espalhar tudo, fazendo uma grande sujeira.

Punição: da vergonha perante os vizinhos até o cancelamento do seu contrato de aluguel.

5 Se erraram a correspondência do seu vizinho, não seja gentil

10-leis-japonesas-estranhas-
Imagem Divulgação: Unsplash

Sabe quando a correspondência do vizinho acaba indo parar na sua caixa de correio e você, como um vizinho legal, dá essa correspondência ao vizinho? Segundo o Artigo 42 da Lei Postal, você não pode fazer isso por violar a privacidade do remetente e destinatário. Caso isso aconteça com você, você deverá enviar a correspondência de volta e deixar que o correio resolva o problema. Mas ninguém faz isso.

Punição: 1 ano de prisão com trabalhos forçados ou multa de até 200 mil ienes (cerca de 9 mil reais).

6 Nada de barriga

10-leis-japonesas-estranhas-peso
Imagem Divulgação: Unspleash

Na terra do sumô, é muito difícil ver pessoas acima do peso na rua, já que apenas 3% da população é obesa, em comparação aos 22% do Brasil e incríveis 40% dos EUA. Não é só o estilo de vida e culinária que contribuem para ter tantas pessoas magras no país, mas também é lei. De acordo com a Lei Metabo de 2008, o governo deve monitorar o tamanho da cintura dos japoneses com idade entre 40 e 74 anos para garantir que eles estejam saudáveis. Os homens devem ter até 85 cm e as mulheres até 90 cm de cintura.

Isso é tão importante, que algumas empresas até mesmo dão aulas sobre como emagrecer para ajudar os funcionários a ficarem em forma. Se você for pego acima do peso, a sua empresa ou autoridade local pode acabar pagando uma multa.

Punição: sua empresa ou comunidade local pagará uma multa, e você será monitorado e ficará estressado com a pressão para emagrecer.

7 Pode nem viajar para a Antártica em paz =(

10-leis-japonesas-estranhas-antartica
Imagem Divulgação. Photo by Derek Oye on Unsplash

Não, você não não pode sair de férias do Japão para ir para a Antártica dançar com o Happy Feet. Desde 1997, o Japão faz parte do Tratado da Antártica, do qual o Brasil também faz parte. O acordo garante manter a Antártica segura e sem danos ambientais, e por conta disso, o Japão restringe seus cidadãos de participar de atividades que podem danificar o ambiente na Antártica.

Em caso de turismo, é preciso preencher um formulário para ter a aprovação do Ministério do Meio Ambiente para viajar, enquanto expedições de pesquisa precisam de um certificado.

Punição: ser parado na Alfândega ou pagar uma multa de 500 mil ienes (cerca de 22 mil reais).

8 Apenas walkie-talkies nipônicos

10-leis-japonesas-estranhas-walkie-talkie
Imagem Divulgação: Walkie Talkie

Se você cometer o inocente ato de comprar walkie-talkies no exterior e trazê-los para o Japão, saiba que isso é ilegal. Isso é por causa da frequência diferente dos rádios. Como o país depende muito do seu sistema de rádio para anúncios nas comunidades, como a Rede da Rádio Municipal de Comunicação sobre Desastres, a frequência de um walkie-talkie estrangeiro pode acabar interferindo nas comunicações.

Punição: 1 ano de prisão ou multa de até 1 milhão de ienes (cerca de 45 mil reais).

9O lixo de um homem NÃO é o tesouro de outro

10-leis-japonesas-estranhas-roubo-lixo
Imagem Divulgação: Freepik

Esse ditado cai por terra no Japão, onde o lixo é levado muito a sério. É proibido pegar o lixo de outra pessoa, já que isso é considerado roubo de propriedade da cidade. Isso vale para qualquer tipo de lixo, desde catar latinhas até móveis que ficam na área de lixo designada.

Punição: até 10 anos de prisão ou multa de 500 mil ienes (cerca de 22 mil reais).

10Dançar no escuro depois da meia-noite

10-leis-japonesas-estranhas-dançar-depois-da-meia-noite
Imagem Divulgação: businessinsider

Talvez você já tenha ouvido falar dessa famigerada lei que é, com certeza, uma das mais estranhas. Porém, como (quase) toda lei, existe uma história por trás disso. Como uma tentativa de diminuir a prostituição, até 2015 era simplesmente proibido dançar após a meia-noite. Porém, as casas noturnas conseguiram chegar a um acordo com o governo, onde você pode continuar dançando após a meia-noite, mas somente se as luzes estiverem ligadas. No estilo ir ao cinema na sessão para crianças.

Punição: os donos dos estabelecimentos podem passar até 2 anos na prisão ou pagar uma multa de 2 milhões de ienes (cerca de 89 mil reais).

Como turista ou residente, com certeza as que mais dão medo são as do lixo, já que você não vai para o Japão criar um clone e sair de fininho para a Antártica. Acredito que essas leis estranhas mostram um pouco como o Japão tenta organizar o país até nos mínimos detalhes e fazer as pessoas andarem na linha para não causarem problemas ou prejuízos ao todo.